A filhote foi resgatada com fratura e sinais de fragilidade, e está sendo tratada com alimentação a cada três horas, visando sua recuperação total
CRAS/Imasul acolhe filhote de macaco-prego com fratura
Foto: Divulgação/Imasul

Clique e ouça a matéria

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), vin­cu­la­do ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), está cui­dan­do de uma filho­te de maca­co-pre­go, que foi res­ga­ta­da com feri­men­tos leves, uma fra­tu­ra expos­ta na mão direi­ta e sinais de fra­gi­li­da­de. A esti­ma­ti­va é que o ani­mal tenha entre 45 e 60 dias e, devi­do à sua con­di­ção, rece­be cui­da­dos inten­si­vos para garan­tir sua recu­pe­ra­ção.

O ani­mal che­gou ao CRAS após ser res­ga­ta­do com feri­men­tos resul­tan­tes de um cho­que. A equi­pe vete­ri­ná­ria do Hospital Ayty, que pres­ta supor­te ao CRAS, rea­li­za a ali­men­ta­ção do filho­te a cada três horas, inclu­si­ve duran­te a madru­ga­da. A ali­men­ta­ção é fei­ta com mama­dei­ras adap­ta­das, usan­do fór­mu­la lác­tea espe­ci­al­men­te pre­pa­ra­da para aten­der às neces­si­da­des nutri­ci­o­nais do ani­mal. Além dis­so, peque­nas por­ções de fru­tas madu­ras são ofe­re­ci­das para esti­mu­lar os com­por­ta­men­tos natu­rais da espé­cie, como a mas­ti­ga­ção e a suga­ção.

A filho­te tem demons­tra­do um com­por­ta­men­to típi­co da sua espé­cie, como curi­o­si­da­de pelo ambi­en­te e o reco­nhe­ci­men­to da mama­dei­ra duran­te as ali­men­ta­ções. Para pro­por­ci­o­nar con­for­to emo­ci­o­nal e ame­ni­zar a carên­cia pela per­da mater­na, ela pas­sa gran­de par­te do tem­po agar­ra­da a um bichi­nho de pelú­cia. Nos últi­mos dias, o ani­mal tem apre­sen­ta­do sinais de melho­ra, como voca­li­za­ções e mai­or ati­vi­da­de duran­te o dia, ao con­trá­rio do com­por­ta­men­to de letar­gia obser­va­do no iní­cio.

“Cada ani­mal res­ga­ta­do é um lem­bre­te da impor­tân­cia da união de esfor­ços para a con­ser­va­ção das espé­ci­es e seus habi­tats natu­rais. Nosso tra­ba­lho vai além do res­ga­te, bus­can­do sem­pre a rein­te­gra­ção do ani­mal à vida sel­va­gem quan­do pos­sí­vel”, afir­mou André Borges, dire­tor-pre­si­den­te do Imasul.

Por ser mui­to jovem e ain­da apre­sen­tar difi­cul­da­des moto­ras, como a inca­pa­ci­da­de de man­ter a cabe­ça ergui­da por lon­gos perío­dos e a loco­mo­ção mais len­ta, a filho­te per­ma­ne­ce iso­la­da de outros maca­cos no CRAS. Isso visa garan­tir sua segu­ran­ça e faci­li­tar a recu­pe­ra­ção com­ple­ta.

A vete­ri­ná­ria res­pon­sá­vel, Jordana Toqueto, des­ta­cou que o cui­da­do com o bem-estar emo­ci­o­nal é tão impor­tan­te quan­to o cui­da­do físi­co. “Este filho­te che­gou em esta­do mui­to debi­li­ta­do, mas tem mos­tra­do pro­gres­so. Estamos tra­ba­lhan­do para que ela recu­pe­re for­ça e auto­no­mia, res­pei­tan­do seu tem­po de recu­pe­ra­ção”, expli­cou.

CRAS/Imasul acolhe filhote de macaco-prego com fratura
Foto: Divulgação/Imasul

Esforço Coletivo na Reabilitação de Animais

O CRAS é com­pos­to por uma equi­pe dedi­ca­da de bió­lo­gos, vete­ri­ná­ri­os e zoo­tec­nis­tas, que acom­pa­nham o esta­do de saú­de dos ani­mais res­ga­ta­dos. Cada caso é tra­ta­do com cui­da­do e pre­ci­são, come­çan­do com a ava­li­a­ção minu­ci­o­sa das con­di­ções do ani­mal no ambu­la­tó­rio e o iní­cio do pro­ces­so de rea­bi­li­ta­ção. O obje­ti­vo é sem­pre pro­por­ci­o­nar as con­di­ções neces­sá­ri­as para que o ani­mal, após sua recu­pe­ra­ção, seja devol­vi­do ao seu habi­tat natu­ral.

“Nossa mis­são é garan­tir que, após o tra­ta­men­to e rea­bi­li­ta­ção, os ani­mais pos­sam retor­nar à vida livre. O pro­gres­so des­sa filho­te é um refle­xo do esfor­ço e cari­nho da nos­sa equi­pe”, com­ple­tou Fernanda Mayer, bió­lo­ga do CRAS.

Hospital Ayty: Compromisso com a Preservação da Biodiversidade

O Hospital Ayty, vin­cu­la­do ao Imasul, é reco­nhe­ci­do como o mai­or cen­tro de rea­bi­li­ta­ção de ani­mais sil­ves­tres das Américas. Desde sua cri­a­ção, a estru­tu­ra se con­so­li­dou como uma refe­rên­cia em medi­ci­na vete­ri­ná­ria espe­ci­a­li­za­da em fau­na sil­ves­tre, com um tra­ba­lho foca­do na adap­ta­ção dos espa­ços para aten­der às neces­si­da­des de cada espé­cie. Com seu com­pro­mis­so de pre­ser­va­ção da bio­di­ver­si­da­de, o hos­pi­tal ofe­re­ce cui­da­dos médi­cos e nutri­ci­o­nais de exce­lên­cia, além de pro­mo­ver a rein­te­gra­ção dos ani­mais à natu­re­za quan­do pos­sí­vel.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA