A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) será palco, na terça-feira (21), a partir das 14h, de mais um debate sobre o futuro da educação sul-mato-grossense. No Plenário Deputado Júlio Maia, será realizada a Audiência Pública “A Construção…

Clique e ouça a matéria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) será palco, na terça-feira (21), a partir das 14h, de mais um debate sobre o futuro da educação sul-mato-grossense. No Plenário Deputado Júlio Maia, será realizada a Audiência Pública “A Construção do Plano Estadual de Educação: Participação e Acompanhamento Social”. O evento é uma proposição do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto da Casa de Leis, e será realizado com a parceria da Coordenação do Plano Estadual de Educação (PEE), formada pela Secretaria de Estado de Educação (SED), Conselho Estadual de Educação (CEE) e Fórum Estadual de Educação (FEE-MS).

A audiência discutirá o processo de elaboração do novo PEE 2025–2035 de Mato Grosso do Sul, com ampla participação social e definirá objetivos, metas e estratégias alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE). Para a construção do documento, foram constituídos 14 grupos temáticos de trabalho, em consonância ao plano nacional, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. A proposta nacional prevê 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias, com vigência de dez anos, com foco na melhoria da qualidade do ensino. Tanto o plano nacional quanto o estadual foram prorrogados até dezembro de 2025, com previsão de aprovação e início de vigência em 2026.

Esta será a terceira etapa do ciclo de debates sobre o novo PEE. O 1º Seminário, realizado em julho, apresentou um diagnóstico preliminar da educação sul-mato-grossense. E o 2º Seminário, ocorrido em outubro, tratou das metas, objetivos e estratégias. Segundo o deputado Professor Rinaldo Modesto, o momento é de diálogo e construção coletiva. “Queremos construir um documento que reflita as reais necessidades da educação de Mato Grosso do Sul, com base em um compromisso coletivo pela qualidade e pela equidade”, pontuou o parlamentar.

Reforçando o caráter participativo, a audiência visa reunir parlamentares, gestores das redes pública e privada, trabalhadores da educação, estudantes, pais e responsáveis, além de entidades e representações da sociedade civil, para debater e apresentar propostas que subsidiem políticas educacionais consistentes e democráticas.

Serviço

O evento acontecerá na sede da Assembleia Legislativa, localizada no Parque dos Poderes, e é aberto ao público e à imprensa. A solenidade será transmitida ao vivo pelas mídias sociais Facebook, Youtube e Portal da ALEMS. Confira também pela TV Assembleia nos canais 7.2 e 9 da Claro NET TV, e ainda no link TV ALEMS. O sinal aberto da Rádio ALEMS está na FM 105.5, ou no link Rádio ALEMS

Leia Mais

Propostas de MS debatidas na ALEMS vão integrar relatório do PNE

Audiência Pública na ALEMS debaterá Novo Plano Estadual de Educação 2025-2035

SOBRE O AUTOR

Imagem do Autor

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

[newsletter]

LEIA