Grupo de cerca de 50 indígenas Kaiowá da aldeia Guyraroká atacou uma fazenda na madrugada deste sábado (25). Carros foram incendiados e funcionários expulsos do local
Indígenas rendem segurança, invadem fazenda e queimam maquinários em Caarapó
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A fazenda Ipuitã, localizada na região de Caarapó, no sul de Mato Grosso do Sul, foi invadida na madrugada deste sábado (25) por um grupo de aproximadamente 50 indígenas da etnia Kaiowá, pertencentes à aldeia Guyraroká. Eles atearam fogo em casas de funcionários e em maquinários, além da lavoura.

Uma fonte que preferiu não se identificar disse que a ação foi toda planejada, já que os indígenas tiraram da aldeia as crianças e mulheres, para depois atacar um segurança com flechas e tomar o local. Carros e máquinas agrícolas também foram incendiados, e os funcionários foram obrigados a deixar o local.

Imagens de drones mostram a propriedade em chamas. Algumas máquinas agrícolas e equipamentos de alto valor foram retirados com o apoio da Força Tática da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atuou também no controle das chamas e na evacuação de trabalhadores.

Conflito começou em setembro

O confronto pela posse da área teve início em 22 de setembro, quando os primeiros grupos indígenas se aproximaram da fazenda reivindicando o território. Desde então, a tensão vem aumentando.

Autoridades federais, incluindo uma ministra de Estado e representantes da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), estiveram na região tentando intermediar um acordo. No entanto, as negociações não avançaram.

Os indígenas sustentam que a área é território tradicional e alegam que o uso de defensivos agrícolas nas plantações próximas estaria causando intoxicação nas comunidades.

Situação monitorada

Fontes ligadas à segurança pública informaram que as autoridades estaduais e federais acompanham o caso e que equipes devem retornar à região nas próximas horas para avaliar os danos e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde do segurança ferido. O clima é de tensão e incerteza, e há preocupação com a possibilidade de novos ataques.

SOBRE O AUTOR

Foto de Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

[newsletter]

LEIA