Campo Grande se prepara para se tornar palco de experimentação e reflexão com Coisa corpo matéria, projeto que reúne artistas de cinco regiões do Brasil em uma investigação sobre corpo, movimento e matéria. De 19 de outubro a 7 de novembro, a iniciativa ocupará a Plataforma Cultural, integrando a quarta edição do CORPOMEIOLÍNGUA e a programação da Cerrado Abierto – 5ª Mostra de Danças Contemporâneas.
A proposta rompe com a ideia de espetáculo tradicional. Dez obras, entre ativações performáticas e exposições, exploram o corpo como elemento em constante transformação, deixando rastros, vestígios e reverberações que dialogam com o espaço. O solo pantanoso e úmido da região inspira a relação entre movimento e matéria, refletindo a natureza cerradista que acolhe o evento.
A abertura será marcada por uma festa performática com a DJ Carla Ferraz e o desfile Errar.Efeito, de Gabriela Mancine e Luan Figueiró, no dia 19, às 19 horas. Entre 20 e 23 de outubro, artistas como Ana Reis, Francisco Mallmann, Rafa Bqueer e Tiyê Macau apresentam performances duracionais e pontuais a partir das 15 horas. O resultado dessas ações será a exposição que permanece na Plataforma Cultural até novembro.
Além das performances, o projeto inclui atividades formativas: a mesa de debates Coisa corpo matéria: corpo expandido, presença, ativação no dia 22, a mini residência Práticas performativas em bando de 24 a 26 de outubro para jovens artistas, e a oficina Conviver com nos dias 27 a 29, voltada para adolescentes.
Segundo Renata Leoni, da Arado Cultural, a mostra estimula a transversalidade entre linguagens artísticas e a reflexão crítica sobre corpo e sociedade. “A dança contemporânea, quando expandida, nos faz questionar não só o movimento, mas o lugar do corpo no mundo e suas relações com o espaço, a matéria e a cultura”, afirma.
A programação é gratuita, com classificação indicativa disponível no site oficial www.cerradoabierto.com.br e no Instagram @aradocultural. Esta primeira etapa da mostra vai até 7 de novembro; a segunda etapa ocorre de 13 a 16 de novembro, com nova seleção de artistas e performances.