Apesar da queda nos casos de abandono e maus-tratos em 2024, o CCZ segue com campanhas educativas e adoção de animais neste sábado (14), no Shopping Bosque dos Ipês
CCZ realiza ação de conscientização sobre abandono de animais na capital
Foto: CCZ

Clique e ouça a matéria

Em uma ação vol­ta­da para o com­ba­te ao aban­do­no de ani­mais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande rea­li­za, nes­te sába­do (14), uma pro­gra­ma­ção espe­ci­al para lem­brar o Dezembro Verde, mês de cons­ci­en­ti­za­ção sobre o aban­do­no de ani­mais. O even­to acon­te­ce­rá no Shopping Bosque dos Ipês, das 14h às 17h, e terá ati­vi­da­des vol­ta­das para a edu­ca­ção da popu­la­ção e a pro­mo­ção de ado­ção res­pon­sá­vel.

O levan­ta­men­to mais recen­te do CCZ apon­ta uma que­da nos regis­tros de cri­mes rela­ci­o­na­dos ao aban­do­no e maus-tra­tos de ani­mais em 2024. Até novem­bro des­te ano, foram regis­tra­das 170 denún­ci­as de aban­do­no, uma redu­ção de 40% em com­pa­ra­ção com o ano pas­sa­do, quan­do ocor­re­ram 281 casos. Em rela­ção aos maus-tra­tos, o núme­ro caiu 18%, pas­san­do de 951 casos para 776 em 2024. No entan­to, as auto­ri­da­des ain­da con­si­de­ram os índi­ces ele­va­dos, o que refor­ça a neces­si­da­de de ações de cons­ci­en­ti­za­ção.

A coor­de­na­do­ra do CCZ, Cláudia Macedo, des­ta­ca a impor­tân­cia do even­to para aler­tar a popu­la­ção sobre a res­pon­sa­bi­li­da­de que as pes­so­as devem ter com os ani­mais. “O obje­ti­vo é mos­trar a todos a seri­e­da­de do cri­me de aban­do­no, que é mui­to mais comum do que as pes­so­as ima­gi­nam. Além dis­so, vamos pro­mo­ver a ado­ção de cães e gatos, ofe­re­cen­do a opor­tu­ni­da­de para aque­les que dese­jam dar um lar a um ani­mal que foi aban­do­na­do”, afir­mou.

O even­to no Shopping Bosque dos Ipês con­ta­rá com diver­sos ser­vi­ços gra­tui­tos para a popu­la­ção, como vaci­na­ção con­tra a rai­va e cole­ta de san­gue para diag­nós­ti­co da Leishmaniose Visceral Canina. Também será ofe­re­ci­do aco­lhi­men­to para denún­ci­as, ori­en­ta­ções sobre ani­mais peço­nhen­tos e cadas­tro para cas­tra­ção de pets, com com­pro­va­ção de ren­da de até três salá­ri­os míni­mos.

No Brasil, o aban­do­no de ani­mais é con­si­de­ra­do cri­me des­de 1998, de acor­do com a Lei Federal 9.605/98, com penas de deten­ção de três meses a um ano, além de mul­ta. Em 2020, com a apro­va­ção da Lei Federal 14.064/20, as penas para maus-tra­tos foram agra­va­das, com reclu­são de dois a cin­co anos e mul­ta. A legis­la­ção tam­bém proí­be a guar­da de cães e gatos em casos de maus-tra­tos.

O even­to tam­bém con­ta­rá com um des­fi­le de ani­mais que foram víti­mas de aban­do­no, ver­mi­fu­ga­ção gra­tui­ta e sor­teio de brin­des. A ação bus­ca não só infor­mar sobre os direi­tos dos ani­mais, mas tam­bém incen­ti­var a ado­ção res­pon­sá­vel e a pro­mo­ção de cui­da­dos ade­qua­dos para os pets.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA