Novo formato permite cinco agendamentos presenciais diários em Campo Grande, além do sistema online
CCZ amplia oferta de vagas para castração de gatos
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A par­tir da pró­xi­ma segun­da-fei­ra (2), a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande come­ça­rá a ofe­re­cer cin­co vagas diá­ri­as pre­sen­ci­ais, de segun­da a sex­ta-fei­ra, às 9h, para tuto­res inte­res­sa­dos na cas­tra­ção de seus gatos. A medi­da amplia as opções de agen­da­men­to, que atu­al­men­te ocor­rem exclu­si­va­men­te pelo site ofi­ci­al da CCZ, com aber­tu­ra men­sal no dia 20.

Do total de vagas men­sais para cas­tra­ção, 70% são des­ti­na­das à popu­la­ção geral e 30% a ONGs e pro­te­to­res inde­pen­den­tes. O ser­vi­ço é total­men­te gra­tui­to e rea­li­za­do por médi­cos vete­ri­ná­ri­os na sede do órgão.

Como agen­dar
Além das novas vagas pre­sen­ci­ais para feli­nos, os inte­res­sa­dos podem aces­sar o site da CCZ (https://castracao.campogrande.ms.gov.br/#/(ccz:inicial)) para agen­dar o pro­ce­di­men­to. Já os agen­da­men­tos de cães são fei­tos por links divul­ga­dos nas redes soci­ais do órgão, na recep­ção da CCZ e por agen­tes comu­ni­tá­ri­os de saú­de duran­te cam­pa­nhas de vaci­na­ção.

Campo Grande se des­ta­ca como uma das pio­nei­ras no Brasil ao imple­men­tar o sis­te­ma de agen­da­men­to onli­ne para cas­tra­ções, pro­por­ci­o­nan­do mai­or pra­ti­ci­da­de e trans­pa­rên­cia aos tuto­res.

CCZ amplia oferta de vagas para castração de gatos
Foto: Divulgação

Medida visa redu­zir fal­tas nos agen­da­men­tos
A novi­da­de sur­ge como res­pos­ta ao índi­ce de fal­tas nos agen­da­men­tos, que atu­al­men­te atin­ge 20%. A coor­de­na­do­ra da CCZ, Cláudia Macedo, des­ta­cou o impac­to do pro­ble­ma: “Tem gen­te que espe­ra mui­to tem­po na fila para con­se­guir uma vaga na cas­tra­ção, enquan­to outras pes­so­as mar­cam e, no dia da cirur­gia, sim­ples­men­te não apa­re­cem. Isso é um des­res­pei­to com o cida­dão.”

Para evi­tar pre­juí­zos no aten­di­men­to, a CCZ refor­ça a impor­tân­cia do com­pa­re­ci­men­to ou do can­ce­la­men­to ante­ci­pa­do do agen­da­men­to caso o tutor não pos­sa levar o ani­mal.

Castração: pro­ce­di­men­to gra­tui­to e segu­ro
A cas­tra­ção é rea­li­za­da por pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos. O tutor dei­xa o ani­mal no dia do pro­ce­di­men­to e o reco­lhe no dia seguin­te. A ini­ci­a­ti­va con­tri­bui para o con­tro­le popu­la­ci­o­nal de ani­mais na cida­de, garan­tin­do bene­fí­ci­os à saú­de públi­ca e ao bem-estar dos pets.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA