Ações educativas e preventivas buscam combater estigmas e ampliar o acesso ao atendimento psicológico
Última semana de outubro será movimentada na ALEMS
Foto: Luciana Nassar/ALEMS

Clique e ouça a matéria

A cam­pa­nha Janeiro Branco, foca­da na pro­mo­ção da saú­de men­tal e no com­ba­te a estig­mas, está sen­do rea­li­za­da pela pri­mei­ra vez em Mato Grosso do Sul, após a cri­a­ção da Lei Estadual 6.256/2024. A ini­ci­a­ti­va, que ocor­re em todo o país des­de a apro­va­ção da Lei Federal 14.556/2023, pro­põe um deba­te aber­to sobre o tema, com ações edu­ca­ti­vas e pre­ven­ti­vas vol­ta­das para a cons­ci­en­ti­za­ção da popu­la­ção.

Para a depu­ta­da Mara Caseiro (PSDB), auto­ra da lei esta­du­al, a cam­pa­nha bus­ca dar visi­bi­li­da­de a um tema his­to­ri­ca­men­te negli­gen­ci­a­do. “Janeiro Branco é uma cam­pa­nha vol­ta­da para a urgên­cia de olhar para um tema que por mui­to tem­po per­ma­ne­ceu invi­sí­vel: a saú­de men­tal”, afir­ma. A par­la­men­tar aler­ta que, segun­do a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pes­so­as que neces­si­tam de acom­pa­nha­men­to psi­co­ló­gi­co não o bus­cam, mui­tas vezes por pre­con­cei­to ou fal­ta de infor­ma­ção.

A psi­có­lo­ga Simone Rodrigues de Melo Constantino des­ta­ca a impor­tân­cia do enfren­ta­men­to des­sas bar­rei­ras. “Depressão, ansi­e­da­de e outros trans­tor­nos não são ‘fres­cu­ra’ ou fra­que­za, mas con­di­ções que exi­gem aten­ção, empa­tia e tra­ta­men­to ade­qua­do”, expli­ca. Ela aler­ta para sinais como tris­te­za per­sis­ten­te, irri­ta­bi­li­da­de, alte­ra­ções no sono e fal­ta de ener­gia, refor­çan­do que bus­car aju­da pro­fis­si­o­nal é fun­da­men­tal.

Entre as ações edu­ca­ti­vas da cam­pa­nha, des­ta­ca-se o lan­ça­men­to do livro infan­til “Para onde vai o bura­co quan­do o tatu fica feliz?”, pro­du­zi­do pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A obra usa metá­fo­ras para abor­dar o tema de for­ma lúdi­ca, ensi­nan­do cri­an­ças sobre a impor­tân­cia de cui­dar da saú­de men­tal des­de cedo.

A cam­pa­nha Janeiro Branco refor­ça que cui­dar da men­te é tão essen­ci­al quan­to cui­dar do cor­po e bus­ca ins­pi­rar mudan­ças cul­tu­rais e com­por­ta­men­tais no enfren­ta­men­to aos trans­tor­nos men­tais.

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA