Evento debate riscos, cuidados e regulamentações para o uso de tecnologia na infância e adolescência
Câmara realiza audiência pública sobre uso de celulares por crianças e adolescentes
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

Nesta sex­ta-fei­ra (29), às 18h, a Câmara Municipal de Campo Grande será pal­co da audi­ên­cia públi­ca “O Uso de Celulares por Crianças e Adolescentes: Riscos, Cuidados e Controle”. Promovida pela vere­a­do­ra Luiza Ribeiro (PT), a ini­ci­a­ti­va é orga­ni­za­da pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, em par­ce­ria com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA) e os cur­sos de Artes Visuais da UFMS.

O even­to visa dis­cu­tir os impac­tos do uso exces­si­vo de dis­po­si­ti­vos ele­trô­ni­cos na saú­de físi­ca e men­tal de cri­an­ças e ado­les­cen­tes. Para a vere­a­do­ra, a audi­ên­cia bus­ca cons­ci­en­ti­zar a soci­e­da­de sobre ques­tões como a “into­xi­ca­ção digi­tal infan­til” e a impor­tân­cia de um equi­lí­brio entre o uso da tec­no­lo­gia e ati­vi­da­des offli­ne: “As cri­an­ças têm tido aces­so pre­co­ce a smartpho­nes e tablets, o que pre­ju­di­ca o desen­vol­vi­men­to sau­dá­vel de brin­ca­dei­ras ao ar livre e o con­ta­to dire­to com outras cri­an­ças.”

Riscos e reco­men­da­ções
Estudos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) des­ta­cam que o uso exces­si­vo de telas pode pre­ju­di­car inte­ra­ções fami­li­a­res e soci­ais. A enti­da­de reco­men­da a subs­ti­tui­ção das ati­vi­da­des onli­ne por brin­ca­dei­ras ao ar livre, ati­vi­da­des físi­cas e jogos ade­qua­dos à ida­de.

A audi­ên­cia tam­bém abor­da­rá o pro­je­to de lei apro­va­do na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que pro­põe a proi­bi­ção do uso de celu­la­res em esco­las públi­cas e pri­va­das para alu­nos da edu­ca­ção bási­ca, incluin­do duran­te os inter­va­los.

Convidados e par­ti­ci­pa­ção públi­ca
Diversos órgãos e enti­da­des foram cha­ma­dos para com­por o deba­te, incluin­do as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Defensoria Pública, Conselheiros Tutelares, Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul, Conselhos Estadual e Municipal de Educação, e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS.

Para a vere­a­do­ra Luiza Ribeiro, o diá­lo­go entre soci­e­da­de civil, famí­li­as e esco­las é essen­ci­al:
“Queremos incen­ti­var a coo­pe­ra­ção para um ambi­en­te digi­tal mais segu­ro e dis­cu­tir dire­tri­zes que equi­li­brem o uso da tec­no­lo­gia na infân­cia.”

A audi­ên­cia é aber­ta ao públi­co e bus­ca pro­mo­ver solu­ções e polí­ti­cas públi­cas que favo­re­çam o uso sau­dá­vel e res­pon­sá­vel da tec­no­lo­gia por cri­an­ças e ado­les­cen­tes.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA