Crescimento é impulsionado pela praticidade das Autorizações Eletrônicas de Viagem, que podem ser emitidas online pela plataforma e-Notariado
Autorizações de viagem de menores crescem 200% nas férias escolares em MS
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

A che­ga­da das féri­as em dezem­bro impul­si­o­na a movi­men­ta­ção de famí­li­as Brasil afo­ra, com cri­an­ças e ado­les­cen­tes se pre­pa­ran­do para via­jar a des­ti­nos naci­o­nais ou inter­na­ci­o­nais em excur­sões, inter­câm­bi­os ou visi­tas a ami­gos e fami­li­a­res. Boa par­te des­sas via­gens nem sem­pre acon­te­cem ao lado de um ou de ambos os pais. Digitais des­de 2021, as Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs), emi­ti­das pelos Cartórios de Notas de Mato Grosso do Sul, cres­cem em média 200% nes­se perío­do, sen­do obri­ga­tó­ri­as para meno­res de 16 anos que via­jam sozi­nhos ou acom­pa­nha­dos por ape­nas um dos pais, paren­te ou res­pon­sá­vel.

A soli­ci­ta­ção da AEV é rea­li­za­da de for­ma total­men­te ele­trô­ni­ca, por meio de vide­o­con­fe­rên­cia com o tabe­lião pela pla­ta­for­ma naci­o­nal uni­fi­ca­da e‑Notariado, que inte­gra todos os Cartórios de Notas do país. Em segui­da, os pais ou res­pon­sá­veis rece­bem o docu­men­to em for­ma­to físi­co, ou digi­tal, poden­do vali­dá-lo nos gui­chês de com­pa­nhi­as aére­as por meio de lei­tu­ra de QR Code no celu­lar ou em papel.

Para o pre­si­den­te do Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (CNB/MS), Elder Gomes Dutra, o ser­vi­ço de emis­são digi­tal asse­gu­ra agi­li­da­de e segu­ran­ça jurí­di­ca aos pais e res­pon­sá­veis. “O trâ­mi­te para auto­ri­zar a via­gem de filhos meno­res se tor­na mui­to mais ágil e aces­sí­vel com as Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs). Esse ins­tru­men­to é, sem dúvi­das, um avan­ço impor­tan­te para os pais e res­pon­sá­veis, pois con­fe­re a segu­ran­ça jurí­di­ca garan­ti­da em todo ato nota­ri­al pra­ti­ca­do na pla­ta­for­ma e‑Notariado, com as van­ta­gens de redu­zir a buro­cra­cia, oti­mi­zan­do o tem­po dos cida­dãos”, expli­ca.

Em 2023, a média men­sal de soli­ci­ta­ções de AEVs supe­rou as 11 emis­sões nos meses de novem­bro e janei­ro, qua­se duas vezes mais que os 6 docu­men­tos emi­ti­dos em média ao lon­go do ano. Em novem­bro de 2022, foram emi­ti­das 7 AEVs, enquan­to, em novem­bro des­te ano, o núme­ro ultra­pas­sou as 21 auto­ri­za­ções, repre­sen­tan­do um cres­ci­men­to de 200%. O aumen­to acom­pa­nha a ten­dên­cia sazo­nal de alta nos meses que ante­ce­dem as féri­as esco­la­res, quan­do cri­an­ças e ado­les­cen­tes podem via­jar.

Com a AEV, o menor ou acom­pa­nhan­te res­pon­sá­vel pode aces­sar seu docu­men­to por meio de apli­ca­ti­vo para celu­la­res Android ou iOS e apre­sen­tá-lo via QR Code nos gui­chês de aten­di­men­to em aero­por­tos. Isso evi­ta a per­da de docu­men­tos impres­sos duran­te a via­gem e asse­gu­ra a atu­a­li­za­ção cons­tan­te de dados e per­mis­sões, per­mi­tin­do que os res­pon­sá­veis can­ce­lem o ato à dis­tân­cia, caso neces­sá­rio.

O mode­lo físi­co per­ma­ne­ce dis­po­ní­vel, sen­do rea­li­za­do por meio de reco­nhe­ci­men­to de fir­ma, fei­to pre­sen­ci­al­men­te pelos res­pon­sá­veis do menor em Cartório de Notas, em um for­mu­lá­rio físi­co que deve ser pre­en­chi­do e impres­so.

Como emitir o AEV?

O pro­ces­so de emis­são da AEV é sim­ples. Os res­pon­sá­veis devem aces­sar a área “Cidadão” na pla­ta­for­ma e‑Notariado, pre­en­cher a soli­ci­ta­ção e optar pelo aten­di­men­to pre­sen­ci­al ou por vide­o­con­fe­rên­cia. Para a emis­são remo­ta, é neces­sá­rio pos­suir um cer­ti­fi­ca­do digi­tal padrão ICP-Brasil, uti­li­za­do, por exem­plo, para decla­ra­ções de Imposto de Renda, ou Certificado Notarizado, emi­ti­do gra­tui­ta­men­te pelos Cartórios de Notas.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA