Programação cultural diversificada acontece neste sábado (30) no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande
Arte nas Estações traz exposição, danças populares e espetáculo de travestis
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

O pro­je­to Arte nas Estações traz uma pro­gra­ma­ção cul­tu­ral rica e diver­si­fi­ca­da nes­te sába­do (30), com ati­vi­da­des gra­tui­tas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na capi­tal. O even­to con­ta­rá com a expo­si­ção “Entre o Céu e a Terra”, a roda de dan­ças popu­la­res bra­si­lei­ras do gru­po Renda que Roda e a apre­sen­ta­ção do espe­tá­cu­lo “Culto das Travestis”. As ati­vi­da­des bus­cam pro­mo­ver o aces­so à arte, com foco em expres­sões cul­tu­rais bra­si­lei­ras e refle­xões sobre iden­ti­da­de.

Exposição “Entre o Céu e a Terra”

Em exi­bi­ção até o dia 7 de dezem­bro, a expo­si­ção “Entre o Céu e a Terra” reú­ne 87 obras de 19 artis­tas auto­di­da­tas, sob a cura­do­ria de Ulisses Carrilho. A mos­tra apre­sen­ta um ambi­en­te imer­si­vo que mer­gu­lha nas cren­ças e mani­fes­ta­ções reli­gi­o­sas do Brasil, explo­ran­do temas como gra­ças alcan­ça­das, súpli­cas fer­vo­ro­sas e seres mito­ló­gi­cos do fol­clo­re bra­si­lei­ro. Com uma pale­ta de tons de azul pro­fun­do, a expo­si­ção reme­te ao céu e à cone­xão entre o mís­ti­co e o coti­di­a­no. A entra­da é gra­tui­ta e a clas­si­fi­ca­ção é livre. O horá­rio de visi­ta­ção é de ter­ça a sába­do, das 9h às 18h, com uma exten­são de horá­rio até as 20h às quin­tas-fei­ras.

Arte nas Estações traz exposição, danças populares e espetáculo de travestis
O mila­gre de Moisés — Odoteres Ricardo Ozias, 2000

Roda de danças populares brasileiras

Das 14h às 15h, o Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras pro­mo­ve uma roda de dan­ças tra­di­ci­o­nais bra­si­lei­ras. Sob a coor­de­na­ção da Profª Drª Gabriela Salvador, o gru­po é for­ma­do por alu­nos dos cur­sos de Licenciatura em Dança e Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O even­to visa pro­por­ci­o­nar uma expe­ri­ên­cia sen­so­ri­al que envol­ve pas­sos de jon­go, sam­ba de roda, coco, siri­ri, cacu­riá, entre outras dan­ças popu­la­res, cri­an­do uma ver­da­dei­ra cele­bra­ção do cor­po e da cul­tu­ra bra­si­lei­ra. A par­ti­ci­pa­ção é gra­tui­ta, mas as vagas são limi­ta­das.

Espetáculo “Culto das Travestis”

À noi­te, das 20h às 22h, será apre­sen­ta­do o espe­tá­cu­lo “Culto das Travestis”, da com­pa­nhia De Trans para Frente, a pri­mei­ra com­pos­ta exclu­si­va­men­te por artis­tas trans e tra­ves­tis em Mato Grosso do Sul. Dirigido por Emy Mateus Santos, o espe­tá­cu­lo ofe­re­ce uma refle­xão pro­fun­da sobre a iden­ti­da­de e a visi­bi­li­da­de das pes­so­as trans e tra­ves­tis. A peça, que estre­ou em agos­to de 2024, pro­põe uma expe­ri­ên­cia sen­so­ri­al com­ple­ta, com uma abor­da­gem cêni­ca que mis­tu­ra rit­mos, sons, chei­ros, gos­tos e sen­sa­ções, cri­an­do um espa­ço de resis­tên­cia e refle­xão. A clas­si­fi­ca­ção é 14 anos, e a entra­da tam­bém é gra­tui­ta, com lota­ção limi­ta­da.

Arte nas Estações traz exposição, danças populares e espetáculo de travestis
Foto: Divulgação

Local e informações

Todas as ati­vi­da­des ocor­re­rão no Centro Cultural José Octávio Guizzo, loca­li­za­do na Rua 26 de Agosto, 453, no cen­tro de Campo Grande. Para mais infor­ma­ções sobre o pro­je­to e deta­lhes sobre a pro­gra­ma­ção, aces­se www.artenasestacoes.com.br.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA