Vacinação de cães e gatos e orientação à população marcam a medida de segurança após caso confirmado de morcego com raiva
Ação de combate à raiva será realizada em residenciais da região do Bandeira
Foto: Divulgação/PMCG

Clique e ouça a matéria

Nesta sex­ta-fei­ra (20), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dará iní­cio a uma ação de blo­queio con­tra a rai­va nos resi­den­ci­ais da região Bandeira, na capi­tal. A medi­da foi toma­da após a con­fir­ma­ção do sex­to caso de mor­ce­go diag­nos­ti­ca­do com rai­va na cida­de em 2024.

O últi­mo caso foi regis­tra­do em 15 de dezem­bro, quan­do um mor­ce­go foi encon­tra­do em uma resi­dên­cia do con­do­mí­nio Damha. O ani­mal foi reco­lhi­do pelo CCZ, e exa­mes labo­ra­to­ri­ais con­fir­ma­ram a pre­sen­ça do vírus da rai­va no dia 18 de dezem­bro. Diante dis­so, as equi­pes do CCZ irão vaci­nar cães e gatos da região e rea­li­zar ati­vi­da­des de cons­ci­en­ti­za­ção jun­to aos mora­do­res sobre os cui­da­dos neces­sá­ri­os para evi­tar o con­ta­to com mor­ce­gos.

A SESAU ori­en­ta que, ao encon­trar um mor­ce­go, a popu­la­ção não deve tocá-lo, seja ele vivo ou mor­to, nem per­mi­tir o con­ta­to de cri­an­ças ou ani­mais de esti­ma­ção com o ani­mal. Caso um mor­ce­go seja encon­tra­do em casa ou em áre­as exter­nas, reco­men­da-se iso­lá-lo com um reci­pi­en­te e aci­o­nar ime­di­a­ta­men­te o CCZ para o reco­lhi­men­to.

A Prefeitura refor­ça que, em caso de mor­di­da ou con­ta­to com a sali­va do mor­ce­go, o feri­men­to deve ser lava­do com água e sabão, e o paci­en­te deve pro­cu­rar uma uni­da­de de saú­de para ini­ci­ar o pro­to­co­lo de vaci­na­ção antir­rá­bi­ca. Caso um ani­mal domés­ti­co tenha con­ta­to com o mor­ce­go, deve ser leva­do ao CCZ para ava­li­a­ção.

A rai­va é uma doen­ça viral gra­ve e qua­se sem­pre fatal, trans­mi­ti­da pela sali­va de ani­mais infec­ta­dos. Todos os mamí­fe­ros, incluin­do mor­ce­gos, podem trans­mi­tir o vírus. A vaci­na­ção anu­al de cães e gatos é essen­ci­al para pre­ve­nir a doen­ça. Durante o verão, perío­do de mai­or ati­vi­da­de dos mor­ce­gos, o ris­co de con­ta­to com huma­nos e ani­mais aumen­ta. Até o momen­to, o CCZ reco­lheu 541 mor­ce­gos em 2024, sen­do que seis deles foram diag­nos­ti­ca­dos com rai­va.

A popu­la­ção pode aci­o­nar o CCZ pelos seguin­tes canais:

  • Telefone: (67) 3313–5000
  • Plantão: (67) 2020–1794
  • WhatsApp: (67) 99142–5701
Ação de combate à raiva será realizada em residenciais da região do Bandeira
Foto: PMCG

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA