A primeira etapa de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul foi encerrada nesta quarta-feira (8). O processo, iniciado em 11 de novembro de 2024, abrangeu estudantes que já fazem parte da rede e novos alunos interessados em ingressar em uma das 348 unidades escolares do Estado para o Ano Letivo de 2025.
Agora, a próxima etapa será a divulgação da lista de designação, que estará disponível no site da Matrícula Digital a partir do dia 12 de janeiro. Essa lista indicará a unidade escolar destinada a cada estudante, permitindo que pais e responsáveis realizem a matrícula definitiva entre os dias 13 e 17 de janeiro.
Cleonice da Silva Ferreira, mãe de dois estudantes que ingressarão no 7º e no 8º anos, mencionou a importância de acompanhar o calendário. “Fui bem atendida e agora preciso aguardar dia 12 para ver a designação deles”, afirmou.
Maria Vitória Campos de Santana, que terminou o Ensino Fundamental e busca uma vaga na REE, também realizou o processo com sua avó no último dia. Segundo Jovenilda Rodrigues Barbosa, avó da estudante, “Viemos aqui e não ficou nenhuma dúvida, agora só esperar o dia 12 para saber para qual escola ela vai”.
Expansão do ensino em tempo integral
Uma das novidades para 2025 é a ampliação das vagas para o Ensino em Tempo Integral. A Rede Estadual oferecerá 12 mil novas vagas, com foco em turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais. Essa iniciativa eleva a cobertura do Ensino em Tempo Integral para 62% das escolas da REE, com um total estimado de 52 mil estudantes matriculados nessas turmas.
Calendário escolar
Conforme o calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), o Ano Letivo de 2025 terá início em 7 de fevereiro, com a Jornada Formativa voltada para os profissionais da educação. As aulas para os estudantes começam oficialmente no dia 17 de fevereiro.
Ao todo, a Rede Estadual oferece 210 mil vagas distribuídas em 348 unidades escolares, além de 120 extensões em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.