Inquérito apura retirada de oito árvores sem autorização em área de reserva legal em Campo Grande
MPMS investiga corte ilícito de árvores no Parque dos Poderes
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, ins­tau­rou um inqué­ri­to para inves­ti­gar o cor­te ile­gal de árvo­res no Parque dos Poderes. A supres­são ocor­reu em um ter­re­no no cru­za­men­to da Rua Imbé com a Avenida do Poeta, sem auto­ri­za­ção ou pla­no de mane­jo, con­for­me denún­cia regis­tra­da em maio de 2024 na Ouvidoria do MPMS.

Uma vis­to­ria rea­li­za­da pelo órgão ambi­en­tal muni­ci­pal con­fir­mou a reti­ra­da de oito árvo­res, incluin­do uma com 56 cm de diâ­me­tro, pos­si­vel­men­te a mais anti­ga da área. As fotos fei­tas no local reve­lam que ape­nas os tocos das plan­tas per­ma­ne­ce­ram no solo. Como resul­ta­do, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) apli­cou uma mul­ta no valor de R$ 32 mil.

Além dis­so, o Ministério Público soli­ci­tou ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) infor­ma­ções sobre as medi­das admi­nis­tra­ti­vas toma­das até o momen­to.

Responsabilidade e recu­pe­ra­ção ambi­en­tal
De acor­do com o pro­mo­tor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, que con­duz o caso, a pri­o­ri­da­de é iden­ti­fi­car os res­pon­sá­veis pelo des­ma­ta­men­to e asse­gu­rar a recu­pe­ra­ção da área afe­ta­da.

“Todos têm direi­to ao meio ambi­en­te eco­lo­gi­ca­men­te equi­li­bra­do, e é nos­so dever pro­te­gê-lo para as pre­sen­tes e futu­ras gera­ções”, des­ta­cou o pro­mo­tor em nota.

O inqué­ri­to civil pode ser con­sul­ta­do publi­ca­men­te na sede da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande ou por meio da área de aces­so a pro­ce­di­men­tos do por­tal do MPMS.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA