Reconhecimento destaca impacto da assistência técnica e gerencial na apicultura de Mato Grosso do Sul
Apicultor de MS e técnico de campo conquistam prêmio nacional do Senar
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

O api­cul­tor Lupércio Braga Landim Junior, conhe­ci­do como Juca, e o téc­ni­co de cam­po Victor Okabe Gonçalvez, ambos de Mato Grosso do Sul, foram pre­mi­a­dos na cate­go­ria Apicultura do Prêmio ATeG 2024 – Gestão, Resultado que Alimenta, pro­mo­vi­do pelo Sistema CNA/Senar. O anún­cio foi fei­to nes­ta ter­ça-fei­ra (10), duran­te even­to rea­li­za­do em Brasília.

Juca, pro­du­tor de Nova Andradina, encon­trou na api­cul­tu­ra uma nova pai­xão e fon­te de ren­da após a apo­sen­ta­do­ria. Com for­ma­ção em Educação Física e Técnico em Agropecuária, ele ini­ci­ou a ati­vi­da­de em 2018 e, com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS, trans­for­mou sua pro­du­ção em um negó­cio sus­ten­tá­vel.

A par­ce­ria com o téc­ni­co de cam­po Victor Okabe foi essen­ci­al para o desen­vol­vi­men­to da api­cul­tu­ra. Por meio da ori­en­ta­ção espe­ci­a­li­za­da, Juca con­se­guiu apri­mo­rar o mane­jo com as abe­lhas, aumen­tar a pro­du­ção e alcan­çar novos mer­ca­dos para comer­ci­a­li­zar seus pro­du­tos.

“Jamais ima­gi­nei que as abe­lhas me pro­por­ci­o­na­ri­am um prê­mio como este. Meu reca­do aos pro­du­to­res é que acre­di­tem no poten­ci­al da api­cul­tu­ra e con­fi­em na ATeG, que con­ta com pro­fis­si­o­nais séri­os e com­pro­me­ti­dos”, decla­rou Juca.

Victor, que tam­bém foi reco­nhe­ci­do na pre­mi­a­ção, des­ta­cou o valor do tra­ba­lho téc­ni­co e da dedi­ca­ção ao pro­je­to. “Ver os fru­tos des­se esfor­ço é recom­pen­sa­dor. Encerrar o ano com uma con­quis­ta naci­o­nal como essa é a sen­sa­ção de dever cum­pri­do.”

Reconhecimento esta­du­al e naci­o­nal

O pre­si­den­te da Famasul, Marcelo Bertoni, e o supe­rin­ten­den­te do Senar/MS, Lucas Galvan, par­ti­ci­pa­ram da pre­mi­a­ção e res­sal­ta­ram a impor­tân­cia do tra­ba­lho rea­li­za­do no esta­do.

“Este prê­mio é refle­xo do com­pro­mis­so do Senar/MS em trans­for­mar vidas no cam­po. A his­tó­ria de Juca e Victor exem­pli­fi­ca o impac­to da ATeG, geran­do resul­ta­dos econô­mi­cos, soci­ais e ambi­en­tais de gran­de rele­vân­cia”, afir­mou Bertoni.

Lucas Galvan des­ta­cou que his­tó­ri­as como essa são ins­pi­ra­ção para outros pro­du­to­res. “O prê­mio refor­ça nos­so com­pro­mis­so em levar tec­no­lo­gia e conhe­ci­men­to ao cam­po, trans­for­man­do a rea­li­da­de de famí­li­as rurais em Mato Grosso do Sul.”

Sobre o prê­mio

Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Prêmio ATeG 2024 ava­li­ou pro­pri­e­da­des de cin­co cadei­as pro­du­ti­vas – agroin­dús­tria, api­cul­tu­ra, fru­ti­cul­tu­ra, bovi­no­cul­tu­ra de lei­te e ole­ri­cul­tu­ra. Entre os cri­té­ri­os ava­li­a­dos estão o aumen­to da ren­da, a melho­ria na qua­li­da­de de vida, a suces­são fami­li­ar e o aper­fei­ço­a­men­to dos pro­du­tos comer­ci­a­li­za­dos.

Os ven­ce­do­res rece­be­ram cer­ti­fi­ca­dos, equi­pa­men­tos espe­cí­fi­cos para suas ati­vi­da­des e um ano de inter­net gra­tui­ta, com aces­so a capa­ci­ta­ções no SenarPlay e outros ser­vi­ços digi­tais.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA