Malu Araújo Azevedo, aluna do 9º ano, conquistou o título nacional entre mais de 260 mil participantes; cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (2) em MS
Estudante de MS vence Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A estu­dan­te sul-mato-gros­sen­se Malu Araújo Azevedo, de 14 anos, foi coro­a­da a gran­de ven­ce­do­ra da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024. A cerimô­nia de pre­mi­a­ção acon­te­ceu na segun­da-fei­ra (2), na sede da Energisa em Mato Grosso do Sul, e reu­niu tam­bém os meda­lhis­tas da eta­pa regi­o­nal.

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a ONEE incen­ti­va prá­ti­cas de con­su­mo cons­ci­en­te de ener­gia entre alu­nos do 8º e 9º anos das redes públi­ca e pri­va­da de ensi­no. A edi­ção des­te ano foi coor­de­na­da pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IABRADEE) em par­ce­ria com mais de 40 dis­tri­bui­do­ras, incluin­do a Energisa MS.

Malu se des­ta­cou entre mais de 260 mil par­ti­ci­pan­tes de todo o Brasil. Na eta­pa regi­o­nal, dis­pu­ta­da por 2.305 alu­nos de Mato Grosso do Sul, ela já havia sido pre­mi­a­da como a melhor do esta­do. As pro­vas envol­ve­ram desa­fi­os no for­ma­to de games e ques­tões obje­ti­vas, refor­çan­do o tema da efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca.

Estudante de MS vence Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
Foto: Divulgação

Regis Azevedo, pai da estu­dan­te, res­sal­tou o impac­to da con­quis­ta. “Ela apren­deu e ago­ra nos cobra em casa, como não dei­xar luzes ace­sas ou evi­tar abrir a gela­dei­ra sem neces­si­da­de. É gra­ti­fi­can­te ver o quan­to ela cres­ceu com essa expe­ri­ên­cia”, con­tou. Apesar de já pos­suir 19 meda­lhas em olim­pía­das esco­la­res, esta foi a pri­mei­ra con­quis­ta naci­o­nal de Malu.

O dire­tor-pre­si­den­te da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos, des­ta­cou a rele­vân­cia do resul­ta­do. “Ver mais de 260 mil cri­an­ças enga­ja­das em um tema tão impor­tan­te como efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca é moti­vo de orgu­lho. A vitó­ria de Malu ele­va o nome do Mato Grosso do Sul, que está mos­tran­do seu cres­ci­men­to não só econô­mi­co, mas tam­bém edu­ca­ci­o­nal”, afir­mou.

Para Lucas Bitencourt, secre­tá­rio muni­ci­pal de Educação, o reco­nhe­ci­men­to é resul­ta­do de um tra­ba­lho inte­gra­do. “Esse prê­mio refle­te o esfor­ço de nos­sos pro­fes­so­res, dire­to­res e equi­pes peda­gó­gi­cas em for­mar alu­nos crí­ti­cos e cons­ci­en­tes. Malu apli­cou con­cei­tos de ener­gia lim­pa apren­di­dos na esco­la de for­ma prá­ti­ca e sig­ni­fi­ca­ti­va, o que é um exem­plo para todos”, des­ta­cou.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA