Programa "Colo para Mãe" oferece suporte psicológico e humanizado às mulheres durante a gestação e pós-parto
Capital sanciona lei para cuidar da saúde mental de gestantes e puérperas
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A Prefeitura de Campo Grande san­ci­o­nou a Lei 7.333, que ins­ti­tui o pro­gra­ma “Colo para Mãe”, vol­ta­do ao supor­te emo­ci­o­nal e psi­co­ló­gi­co para ges­tan­tes, par­tu­ri­en­tes e puér­pe­ras na cida­de. Proposta pelo vere­a­dor Dr. Loester, a lei foi apro­va­da no mês pas­sa­do pela Câmara Municipal e bus­ca for­ta­le­cer a saú­de men­tal des­sas mulhe­res em momen­tos de vul­ne­ra­bi­li­da­de.

O pro­gra­ma pre­vê ações de cui­da­do e divul­ga­ção de infor­ma­ções para asse­gu­rar pro­te­ção às ges­tan­tes, inclu­si­ve em casos de per­da ges­ta­ci­o­nal ou par­to nati­mor­to. Também visa imple­men­tar pro­to­co­los huma­ni­za­dos nos ser­vi­ços de saú­de muni­ci­pais, capa­ci­tan­do pro­fis­si­o­nais para ofe­re­cer assis­tên­cia psi­co­ló­gi­ca e soci­al às mães.

Durante o pré-natal, as ges­tan­tes terão aces­so a ava­li­a­ções psi­co­ló­gi­cas, com foco na iden­ti­fi­ca­ção pre­co­ce de sinais de depres­são pós-par­to. Quando neces­sá­rio, as paci­en­tes pode­rão ser enca­mi­nha­das para tra­ta­men­tos como acon­se­lha­men­to e psi­co­te­ra­pia antes da alta hos­pi­ta­lar.

Segundo o autor do pro­je­to, Dr. Loester, que tam­bém é gine­co­lo­gis­ta e obs­te­tra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apon­ta que 20% das mulhe­res enfren­tam depres­são e ansi­e­da­de no perío­do ges­ta­ci­o­nal ou pós-par­to. “É fun­da­men­tal pro­por­ci­o­nar assis­tên­cia psi­co­ló­gi­ca e aco­lhi­men­to pro­fis­si­o­nal em momen­tos tão deli­ca­dos, espe­ci­al­men­te em situ­a­ções de per­da ges­ta­ci­o­nal”, afir­mou o vere­a­dor.

Feliz com a san­ção, Dr. Loester des­ta­cou a impor­tân­cia do pro­gra­ma para a saú­de públi­ca. “Precisamos ofe­re­cer cui­da­do e segu­ran­ça para essas mulhe­res, pro­mo­ven­do aco­lhi­men­to e apoio emo­ci­o­nal em uma fase tão mar­can­te de suas vidas”, fina­li­zou.

O pro­gra­ma “Colo para Mãe” refor­ça o com­pro­mis­so da admi­nis­tra­ção muni­ci­pal com o bem-estar das mulhe­res e seus bebês, con­tri­buin­do para uma abor­da­gem mais huma­ni­za­da e efi­caz nos ser­vi­ços de saú­de.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA