Evento gratuito encerra o mês da Consciência Negra com música, dança e gastronomia na Esplanada Ferroviária
Movimento Afrogueto celebra cultura negra neste sábado em Campo Grande
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

O mês da Consciência Negra em Campo Grande será encer­ra­do com o Movimento Afrogueto, um even­to cul­tu­ral gra­tui­to que acon­te­ce nes­te sába­do, 30 de novem­bro, a par­tir das 16h, na Esplanada Ferroviária, loca­li­za­da na Rua Dr. Temístocles. A pro­gra­ma­ção con­ta com mais de 13 atra­ções cul­tu­rais, ofe­re­cen­do ao públi­co uma expe­ri­ên­cia que mis­tu­ra músi­ca, dan­ça, gas­tro­no­mia e arte.

O even­to é pro­mo­vi­do pelos pro­du­to­res Andressa Fernandes e Thallyson Perez, em par­ce­ria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial. Diversas orga­ni­za­ções, como a Central Única das Favelas (CUFA), o Movimento Negro Unificado (MNU), o Coletivo Enegrecer e outros gru­pos, tam­bém apoi­am a ini­ci­a­ti­va.

De acor­do com Andressa Fernandes, a pro­pos­ta do Afrogueto é pro­mo­ver refle­xões e valo­ri­zar a iden­ti­da­de cul­tu­ral afro-bra­si­lei­ra. “Afrogueto é um espa­ço de afir­ma­ção, de valo­ri­za­ção das raí­zes e do for­ta­le­ci­men­to da nos­sa iden­ti­da­de. A fes­ta nas­ceu com o intui­to de cele­brar algo que é nos­so, com a inten­ção de que a soci­e­da­de venha a refle­tir sobre esse assun­to”, expli­ca a pro­du­to­ra.

A pro­gra­ma­ção inclui apre­sen­ta­ções de artis­tas como Afropaty, Marcela Deniz, Persefone, Lady Afroo e Mat Mat, além de inter­ven­ções artís­ti­cas de dan­ça e rodas de pago­de. A Feira Afro e o Festival do Acarajé tam­bém esta­rão pre­sen­tes, ofe­re­cen­do gas­tro­no­mia típi­ca e pro­du­tos arte­sa­nais.

Para Vania Lucia, repre­sen­tan­te da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, o even­to pos­sui um sig­ni­fi­ca­do his­tó­ri­co e cul­tu­ral impor­tan­te para a comu­ni­da­de. “É uma ati­vi­da­de que encer­ra as ações da cam­pa­nha Novembro Negro. Esse Movimento é mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vo para o povo negro de Mato Grosso do Sul. É uma cele­bra­ção à luta, à resis­tên­cia e à movi­men­ta­ção his­tó­ri­ca da popu­la­ção negra na região”, afir­ma.

O Afrogueto bus­ca, além de cele­brar, refor­çar o sen­ti­men­to de per­ten­ci­men­to e orgu­lho das raí­zes afro-bra­si­lei­ras. A entra­da é gra­tui­ta e aber­ta para todos os públi­cos.

O even­to acon­te­ce na Rua Dr. Temístocles, sem núme­ro, na região da Esplanada Ferroviária. Mais infor­ma­ções estão dis­po­ní­veis nos per­fis ofi­ci­ais do Instagram: @festaafrogueto e @pontobarcg.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA