Regularização começa em abril e segue até outubro, conforme o final da placa do veículo
Detran-MS divulga calendário de licenciamento 2025
Foto: Álvaro Rezende

Clique e ouça a matéria

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) divul­gou nes­ta quin­ta-fei­ra (28) o Calendário Anual de Licenciamento de Veículos para 2025. O cro­no­gra­ma entra em vigor a par­tir de 1º de janei­ro, e os pra­zos de regu­la­ri­za­ção têm iní­cio em abril, seguin­do até outu­bro, con­for­me o núme­ro final da pla­ca do veí­cu­lo.

O por­te do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é obri­ga­tó­rio e deve ser apre­sen­ta­do à auto­ri­da­de de trân­si­to sem­pre que soli­ci­ta­do. O docu­men­to pode ser apre­sen­ta­do em for­ma­to físi­co ou por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito).

O não cum­pri­men­to das regras de licen­ci­a­men­to con­fi­gu­ra infra­ção gra­vís­si­ma, con­for­me o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Motoristas fla­gra­dos com veí­cu­los não licen­ci­a­dos estão sujei­tos a mul­ta de R$ 293,47, além de rece­be­rem 7 pon­tos na CNH. Como medi­da admi­nis­tra­ti­va, o veí­cu­lo pode ser remo­vi­do ao pátio, cau­san­do ain­da mais trans­tor­nos ao pro­pri­e­tá­rio.

O calen­dá­rio deta­lha­do está des­cri­to na Portaria “N” Nº 184, publi­ca­da no Diário Oficial do Estado (DOE). Para faci­li­tar a orga­ni­za­ção, o cro­no­gra­ma segue o padrão anu­al: pla­cas com finais 1 e 2 devem regu­la­ri­zar o licen­ci­a­men­to até abril, enquan­to veí­cu­los com final 0 têm até outu­bro como pra­zo final. A regu­la­ri­za­ção deve ocor­rer até o últi­mo dia útil do mês cor­res­pon­den­te ao final da pla­ca.

A medi­da refor­ça a neces­si­da­de de aten­ção aos pra­zos e ao por­te do CRLV, garan­tin­do a cir­cu­la­ção regu­lar dos veí­cu­los em vias urba­nas e rodo­vi­as.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA