A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) conquistou reconhecimento internacional ao ser escolhida como vice-presidente de Extensão e Parceria do United Nations Academic Impact (UNAI), iniciativa da ONU que conecta instituições de ensino superior em todo o mundo para promover direitos humanos, sustentabilidade e acesso à educação. O anúncio foi feito à pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Érika Kaneta Ferri, após processo seletivo que envolveu mais de 330 universidades.
De acordo com o diretor executivo do Escritório da ONU para Parcerias e Engajamento Global, Robert Skinner, a UEMS destacou-se por seu impacto social e compromisso com a redução das desigualdades, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10. Entre os programas que impulsionaram o reconhecimento estão UEMS na Comunidade, UEMS Acolhe, UEMS na Rota Bioceânica, Universidade da Maturidade (UMA), Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI), Planetário da UEMS e Cursinho UEMS, que engajam milhares de pessoas em ações educacionais e sociais.
Para a pró-reitora Érika Kaneta Ferri, a conquista reforça a relevância da extensão universitária no fortalecimento da cidadania. “Essas ações impactam a vida de milhares de pessoas, promovendo acesso ao conhecimento, direitos linguísticos, diversidade étnica e cultural, além do fortalecimento da cidadania ativa. É uma honra assumir esse papel e ampliar nossa rede de colaboração internacional por um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, destacou.
O reitor da UEMS, Laercio de Carvalho, afirmou que o cargo é estratégico para a universidade. “Assumir a vice-presidência de uma iniciativa da ONU é uma oportunidade para a UEMS liderar articulações no campo da extensão universitária em escala global, com foco direto na implementação dos ODS junto a acadêmicos e professores do ensino superior de todo o mundo”, explicou.
O mandato da UEMS como vice-presidente da UNAI tem início em setembro de 2025 e segue até dezembro de 2027. Robert Skinner acrescentou que a instituição será um “parceiro fundamental no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inspirando progresso e promovendo colaboração internacional”.
A UNAI reúne mais de 1.600 instituições de ensino superior de mais de 150 países, conectando estudantes, pesquisadores e acadêmicos para desenvolver soluções e novas ideias para desafios globais, com foco em educação, direitos humanos e sustentabilidade.