Unidade Coronária do Hospital Magid Thomé contará com 10 leitos e atendimento a 125 pacientes/mês, beneficiando a região leste do Estado
Governo de MS entrega UTI cardiológica no HR de Três Lagoas
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), avan­çou mais um pas­so sig­ni­fi­ca­ti­vo na regi­o­na­li­za­ção da saú­de com a entre­ga da Unidade Cardiológica (UCO) no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. A inau­gu­ra­ção, rea­li­za­da na quin­ta-fei­ra (21), mar­ca a expan­são no aten­di­men­to espe­ci­a­li­za­do à popu­la­ção da região les­te do Estado.

Com um inves­ti­men­to de R$ 1.050.000,00, a nova UCO con­ta com 10 lei­tos de UTI e está equi­pa­da para aten­der até 125 paci­en­tes por mês, focan­do no aten­di­men­to a adul­tos com pro­ble­mas car­día­cos gra­ves ou ris­co de vida. A uni­da­de ofe­re­ce um ser­vi­ço espe­ci­a­li­za­do de alta com­ple­xi­da­de, incluin­do a par­ti­ci­pa­ção de médi­cos, enfer­mei­ros e fisi­o­te­ra­peu­tas, que tra­ba­lham jun­tos para for­ne­cer cui­da­dos inten­si­vos e emer­gen­ci­ais.

A nova uni­da­de tem como obje­ti­vo redu­zir o tem­po de espe­ra para aten­di­men­to espe­ci­a­li­za­do e aumen­tar as chan­ces de recu­pe­ra­ção dos paci­en­tes da região. Dona Maria Martins, mora­do­ra de Aparecida do Taboado, é uma das bene­fi­ci­a­das, e com­par­ti­lha sua expe­ri­ên­cia posi­ti­va com a UCO: “Tudo óti­mo, as enfer­mei­ras, fisi­o­te­ra­peu­tas e médi­cos são super aten­ci­o­sos. Para nós, aqui da região, é um gran­de bene­fí­cio ter um ser­vi­ço des­ses per­to”, afir­mou.

O dire­tor-geral do Hospital Magid Thomé, Henrique Schultz, des­ta­cou que a UCO repre­sen­ta um avan­ço con­si­de­rá­vel na capa­ci­da­de de aten­di­men­to da uni­da­de, que já rea­li­za mais de 1.300 pro­ce­di­men­tos de car­di­o­lo­gia por ano. “Este é um mar­co para Mato Grosso do Sul e para os 10 muni­cí­pi­os aten­di­dos pela nos­sa con­tra­tu­a­li­za­ção com o Estado”, comen­tou.

Com a imple­men­ta­ção da UCO, Três Lagoas e cida­des vizi­nhas terão aces­so mais rápi­do a aten­di­men­to de alta com­ple­xi­da­de, o que dimi­nui a neces­si­da­de de trans­fe­rên­ci­as para outras loca­li­da­des e mini­mi­za os ris­cos rela­ci­o­na­dos à espe­ra pro­lon­ga­da por emer­gên­ci­as car­día­cas.

Além dis­so, o aumen­to popu­la­ci­o­nal e o cres­ci­men­to econô­mi­co de Três Lagoas tor­nam ain­da mais rele­van­te a imple­men­ta­ção de ser­vi­ços médi­cos ade­qua­dos. O asses­sor téc­ni­co da SES, Dr. João Ricardo Tognini, enfa­ti­zou que a expan­são da UCO acom­pa­nha o rit­mo de trans­for­ma­ção soci­al e econô­mi­ca da região, garan­tin­do um supor­te médi­co à altu­ra des­sa evo­lu­ção.

Governo de MS entrega UTI cardiológica no HR de Três Lagoas
Foto: Divulgação

A entre­ga da uni­da­de tam­bém con­tou com a pre­sen­ça do pre­fei­to elei­to de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, que res­sal­tou a impor­tân­cia des­sa con­quis­ta para a saú­de da cida­de e da região. “Este é um pas­so impor­tan­te para a saú­de públi­ca da nos­sa cida­de, pro­por­ci­o­nan­do um aten­di­men­to emer­gen­ci­al de alta com­ple­xi­da­de para toda a região les­te de Mato Grosso do Sul”, afir­mou Maia.

Com a cons­tru­ção do Hospital Magid Thomé e ago­ra com a inau­gu­ra­ção da UCO, a infra­es­tru­tu­ra de saú­de públi­ca em Três Lagoas é sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te ampli­a­da, pro­mo­ven­do um aten­di­men­to de exce­lên­cia à popu­la­ção local e aos muni­cí­pi­os vizi­nhos.

Fonte: Governo de MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA