O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), avançou mais um passo significativo na regionalização da saúde com a entrega da Unidade Cardiológica (UCO) no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. A inauguração, realizada na quinta-feira (21), marca a expansão no atendimento especializado à população da região leste do Estado.
Com um investimento de R$ 1.050.000,00, a nova UCO conta com 10 leitos de UTI e está equipada para atender até 125 pacientes por mês, focando no atendimento a adultos com problemas cardíacos graves ou risco de vida. A unidade oferece um serviço especializado de alta complexidade, incluindo a participação de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que trabalham juntos para fornecer cuidados intensivos e emergenciais.
A nova unidade tem como objetivo reduzir o tempo de espera para atendimento especializado e aumentar as chances de recuperação dos pacientes da região. Dona Maria Martins, moradora de Aparecida do Taboado, é uma das beneficiadas, e compartilha sua experiência positiva com a UCO: “Tudo ótimo, as enfermeiras, fisioterapeutas e médicos são super atenciosos. Para nós, aqui da região, é um grande benefício ter um serviço desses perto”, afirmou.
O diretor-geral do Hospital Magid Thomé, Henrique Schultz, destacou que a UCO representa um avanço considerável na capacidade de atendimento da unidade, que já realiza mais de 1.300 procedimentos de cardiologia por ano. “Este é um marco para Mato Grosso do Sul e para os 10 municípios atendidos pela nossa contratualização com o Estado”, comentou.
Com a implementação da UCO, Três Lagoas e cidades vizinhas terão acesso mais rápido a atendimento de alta complexidade, o que diminui a necessidade de transferências para outras localidades e minimiza os riscos relacionados à espera prolongada por emergências cardíacas.
Além disso, o aumento populacional e o crescimento econômico de Três Lagoas tornam ainda mais relevante a implementação de serviços médicos adequados. O assessor técnico da SES, Dr. João Ricardo Tognini, enfatizou que a expansão da UCO acompanha o ritmo de transformação social e econômica da região, garantindo um suporte médico à altura dessa evolução.
A entrega da unidade também contou com a presença do prefeito eleito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, que ressaltou a importância dessa conquista para a saúde da cidade e da região. “Este é um passo importante para a saúde pública da nossa cidade, proporcionando um atendimento emergencial de alta complexidade para toda a região leste de Mato Grosso do Sul”, afirmou Maia.
Com a construção do Hospital Magid Thomé e agora com a inauguração da UCO, a infraestrutura de saúde pública em Três Lagoas é significativamente ampliada, promovendo um atendimento de excelência à população local e aos municípios vizinhos.
Fonte: Governo de MS